Ao atender um cliente, você já sentiu que precisaria pensar em um serviço e/ou produto específico para aquela situação? Normalmente essas dúvidas surgem durante a avaliação do paciente, após relatos de colaboradores depois do primeiro plantão ou mesmo depois da ocorrência de alguns atendimentos. De modo a conseguir atender aos clientes com qualidade e ainda manter padrões elevados de gestão, mesmo quando as demandas de atendimento parecem bastante específicas, é importante criar um portfólio de produtos.
Primeiramente, é importante entender o que é um portfólio de produtos em uma Home Care: é a variedade de produtos e serviços oferecidos pela empresa para atender às necessidades de cuidados de saúde dos clientes em suas próprias casas. O portfólio de produtos de uma home care geralmente inclui uma ampla gama de itens e equipamentos médicos, suprimentos de cuidados pessoais e serviços específicos (como plantões e avaliações). Sabendo todas as possíveis "entregas" da sua empresa, é possível estruturar todos os processos relacionados a elas e, consequentemente, gerir como ocorrem e garantir a qualidade da execução.
ATENÇÃO!
Os produtos oferecidos podem variar de acordo com a especialização e foco da sua empresa! Na publicação de hoje, iremos abordar 5 tópicos que você deve levar em consideração ao elaborar seu portfólio :)
1. Avalie a concorrência
Analise os produtos e serviços oferecidos pelo seus concorrentes diretos e indiretos. Identifique as lacunas em seu portfólio de produtos em relação ao que já está disponível no mercado. Isso pode te ajudar a identificar oportunidades para oferecer algo único e diferenciado.
2. Entenda as necessidades do seu cliente
Pergunte e peça para ver o histórico de saúde, a rotina que o paciente leva, quais as redes de apoio, os desejos que possui, tanto do próprio paciente, quanto as dos familiares, que na maioria das vezes são quem contrata seus serviços. De maneira geral, faça uma boa avaliação antes de começar com os plantões, para que você possa traçar junto com os familiares, paciente e sua equipe aquilo que mais faz sentido para todos nesse momento.
3. Defina sua proposta de valor
Determine os principais benefícios que sua empresa oferece aos clientes e o que diferencia dos concorrentes. Isso pode incluir serviços personalizados, qualidade superior, preços competitivos, acesso fácil a profissionais de saúde, ferramentas tecnológicas, entre outros. Por isso, é importante a realização de uma boa avaliação, pois nela você conseguirá perceber aquilo que pode ser atrativo para você e seu cliente, explorando mais oportunidades.
4. Aperfeiçoe seu portfólio
Monitore regularmente o desempenho de cada produto em seu portfólio. Identifique os produtos mais populares, aqueles com menor demanda e qualquer lacuna que precisa ser preenchida. Com base nessa análise, realize ajustes e atualizações periódicas para garantir que esteja sempre alinhado com as necessidades dos clientes e com o propósito de sua empresa.
5. Realize pesquisas de satisfação
Esteja sempre em contato com seus clientes para verificar a satisfação com o produto e/ou serviço que você oferece. Lembre-se de ser sempre claro e receptivo, mostrando ao cliente que você está disposto a oferecer modificações quando consideradas necessárias. Envie formulários periodicamente e/ou ofereça espaços em seus canais de comunicação para que o cliente possa deixar feedbacks.
Lembre-se
A definição do portfólio de produtos é um processo contínuo e que pode exigir adaptações
ao longo do tempo. Esteja sempre atento às mudanças no mercado e às necessidades dos seus clientes para garantir que seu portfólio de produtos continue relevante e competitivo dentro da segmentação que sua empresa se encontra.
Por fim, está disponível gratuitamente um material de apoio sobre o que deve ser levado em consideração ao elaborar um plantão de cuidados (basta enviar "Modelos LonVi" para o nosso email: contato@lonvi.com.br). Você encontrará exemplos de modelos de plantões que garantem que você tenha as principais informações de saúde do seu paciente e para que o monitoramento possa ser mais ágil caso necessite de alguma tomada de decisão. Isso já será um importante ponto a ser apresentado em seu portfólio, demonstrando que você possui um modelo padrão e estruturado, mas que pode ser personalizado de acordo com a necessidade, demonstrando sua preocupação com a saúde e bem estar de cada paciente!
Abraços,
Equipe LonVi.
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